sábado, 21 de maio de 2011

quarta-feira, 18 de maio de 2011

tuim

Tuim
Local: Parque do Rio Jaú - Jaú-SP
Data: 17/05/2011

Dedico esta foto a todos as pessoas que amam a natureza: querem ver nossas aves livres e nosso meio ambiente preservado.

domingo, 1 de maio de 2011

Ver para preservar

Hobby muito popular no exterior, observação de pássaros cresce no Brasil e ajuda a manter paraísos ecológicos
.
POR JOÃO RICARDO GONÇALVES
.
Rio - Do Zé Carioca aos personagens de ‘Rio’, filme recém-lançado nos cinemas, o Brasil sempre foi o cenário de desenhos animados que o divulgam no exterior. O que muita gente não sabe é que o País é também o segundo maior paraíso de aves de carne, osso e penas que parecem ter saído da aquarela de artistas. A biodiversidade das aves brasileiras só perde para a da Colômbia, o que abre espaço para um hobby muito mais comum lá fora do que aqui, e que ajuda a preservar o Meio Ambiente: a observação de pássaros.

Atualmente já foram registradas mais de 1.800 espécies de pássaros no Brasil. Cerca de 200 não podem ser encontrados em nenhum outro lugar do mundo. Há vários tipos de observadores de pássaros, desde que os que deixam alimentos para ver beija-flores na varanda até os mais dedicados, que mantêm uma lista com as aves que já viram e fotografaram, e viajam para aumentá-la.

O segmento é formado por biólogos e cientistas, mas também por leigos que querem simplesmente admirar e conhecer melhor a beleza dos pássaros.

Eles se organizam em clubes — o do Rio de Janeiro é um dos mais atuantes do País — e sites como o ‘Wikiaves’, que já tem mais de 5 mil colaboradores, mostrando o aumento do interesse pelo assunto.

O grupo também criou um segmento turístico específico, que já rende dinheiro em outros países e, há cerca de cinco anos, começou a chamar a atenção também de agências de turismo brasileiras. Segundo a bióloga Martha Argel, uma das autoras do ‘Guia Aves do Brasil: Pantanal & Cerrado’, investir na observação de pássaros como opção turística ajuda na preservação da natureza.

“O ‘birdwatching’ (observação de aves) é um hobby, mas também é uma ferramenta de proteção, já que as regiões florestais têm maior diversidade de pássaros. O turismo nesses lugares gera renda para comunidades locais e depende da preservação ambiental”

Acesso em 01 maio 2011