terça-feira, 30 de novembro de 2010

sábado, 27 de novembro de 2010

Jogo Super RG

Reserva de Mata Atlântica lança o primeiro jogo de cartas de aves brasileiras

Quantos centímetros mede uma alma-de-gato? E qual o ano de descoberta do joão-bobo? Você sabia que o beija-flor estrelinha-ametista pesa apenas 3 gramas? Estas e outras informações sobre 40 espécies de aves brasileiras estão presentes no jogo Super RG: Aves do meu Jardim, um jogo de cartas no estilo do Super Trunfo da Grow.

O jogo se diferencia por ser 100% brasileiro, com várias espécies comuns em jardins, como o beija-flor-tesoura ou o sanhaçu-cinzento e outras mais raras como a coruja-listrada e o curió. As fotos trazem bons ângulos para o reconhecimento da espécie e, apesar do projeto gráfico ser voltado para as crianças, com cores fortes e ilustrações de passarinhos, com certeza muitos adultos também vão se interessar. O conjunto possui 40 cartas, quando o normal são 32. Interessante também é o fato de todas as espécies virem com os nomes popular, científico e em inglês.

As cartas são parcialmente bilíngues: além do nome em inglês os termos “Tamanho, peso, Ano, Estados, Difícil ver?” têm suas traduções, mas a frase de curiosidade que aparece na base da carta não está traduzida. As regras também só aparecem em português, o que não é um problema, já que o jogo segue a mesma lógica do original Top Trumps. O material é de boa qualidade, impresso pelo departamento de projetos personalizados da Copag.

O jogo é iniciativa de uma reserva de Mata Atlântica localizada em São Luis do Paraitinga, a Reserva Guainumbi. Todas as fotos foram feitas na Reserva ou arredores, e o projeto contou com o trabalho voluntário de um time de admiradores da Guainumbi: ornitólogos, fotógrafos, designer, editora, revisor, além do acompanhamento constante e direção do próprio João Marcelo da Costa, o proprietário da reserva.

É um jogo imperdível para quem valoriza a natureza brasileira e quer contribuir para a construção de uma reserva de Mata Atlântica, em processo para se tornar uma Reserva Particular de Patrimônio Natural

O Super RG pode ser adquirido exclusivamente pelo site da Guainumbi.http://www.reservaguainumbi.com.br/

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

tesoura-do-brejo


Tesoura-do-brejo
Local: Estrada do João da Véia - Jaú-SP
Data: 14/11/2010

A tesoura-do-brejo e o chopim-do-brejo permanecem no local, mas o brejo está seco. O avanço da cidade e a especulação imobiliária ditam o ritmo das ocupações. Tomara que esta imagem sirva de alerta.

chopim-do-brejo


Chopim-do-brejo
Local: Estrada do João da Véia - Jaú-SP
Data: 14/11/2010

A tesoura-do-brejo e o chopim-do-brejo permanecem no local, mas o brejo está seco. O avanço da cidade e a especulação imobiliária ditam o ritmo das ocupações. Tomara que esta imagem sirva de alerta.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Concurso fotográfico da Reserva Guainumbi - "Voa que te quero livre"


Patrocinada pelo COA Sul-Fluminense, a Reserva Guainumbi acaba de lançar o “ I Voa que te quero livre”, um concurso de fotografia de aves nativas, livres, que premiará as melhores fotos em quatro categorias ( 2 categorias para fotos feitas em qualquer lugar do Brasil e duas categorias especiais para fotos feitas na Guainumbi).Os participantes poderão concorrer apenas a uma categoria ou a duas categorias (1 e 3 ou 2 e 3), desde que obedeçam as regras de divisão das mesmas.

Categorias:

1. Usuários de câmera compacta com zoom até 5x. Fotos realizadas em qualquer lugar do Brasil.

2. Usuários de câmera compacta com zoom superior a 5x. Fotos realizadas em qualquer lugar do Brasil

3. Hóspedes e visitantes da Reserva Guainumbi: usuários de câmeras compactas.

4. Hóspedes e visitantes da Reserva Guainumbi: usuários de câmeras DSRL

O concurso tem como foco, os usuários de câmeras compactas, dando a esses fotógrafos e observadores de aves, a chance de melhorarem seus equipamentos. Temos uma categoria para usuários DSLR, com fotos tiradas na Guainumbi.

Mais informações no nosso site:

www.reservaguainumbi.com.br

Participem!