quarta-feira, 27 de abril de 2011

terça-feira, 19 de abril de 2011

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Concurso "Voa que te quero livre"

Conheça os vencedores do Concurso "Voa que te quero livre"

Compacta com Superzoom no Brasil
1º Lúcio Cláudio Alves Serapião
2º Alan Bolzan

Compacta com zoom até 5x
Jocarlos Goulart Alberton
Fotos na Guainumbi - Categoria Compactas
José Fernando Cipriani

Fotos na Guainumbi - Categoria DSLR
Luciano Monferrari

É com grande orgulho que anunciamos os ganhadores do
VOA QUE TE QUERO LIVRE 2010 – I CONCURSO FOTÓGRAFICO DA RESERVA GUAINUMBI

Agradecemos imensamente ao COA Sul Fluminense pelo patrocínio, idéia e apoio a esse concurso fotográfico inovador, que teve como objetivos principais:

Aumentar a visibilidade das questões de preservação ambiental, visto que as aves representam um forte símbolo da riqueza do meio ambiente;

Incentivar a prática de observação e fotografia de aves, tanto pela mecânica de um concurso, quanto pelo fato dos prêmios principais serem equipamentos que possibilitam aos usuários de câmeras compactas obter resultados melhores através desta atividade tão prazerosa;

Reforçar a imagem da Reserva Guainumbi, como local onde se promove a preservação ambiental, usando como alternativa principal de sustentabilidade a observação e fotografia de aves.

Agradecemos, também, a Comissão Organizadora formada por Claudia Komesu, Demis Bucci, Emerson Kaseker, João Quental, Luiz Ribenboim, Marco Crozariol e Paulo Guerra, pelo total apoio voluntário ao projeto, desde a criação das regras do concurso, organização do acervo, atendimento aos participantes e extrema imparcialidade na avaliação das fotos. Sem essas pessoas maravilhosas, esse concurso não seria possível.

A avaliação das fotos levou em conta o “conjunto da obra”. Ao contrário da maioria dos concursos fotográficos, para este concurso foi necessário que o participante tivesse, de acordo com a categoria, um número mínimo de espécies registradas no WikiAves e as três fotos enviadas para cada candidato foram avaliadas, observando-se a Qualidade, Originalidade e Dificuldade. Sobre cada uma das três fotos selecionadas pelo participante para avaliação, foram atribuídos de 1 a 5 pontos por qualidade, originalidade e dificuldade, conforme avaliação da Comissão Julgadora. Os pontos atribuídos pelos jurados às três imagens selecionadas e enviadas foram somados, perfazendo o total de pontos de cada participante.

Parabéns aos vencedores do concurso e, principalmente, a todos que participaram de uma maneira ou de outra, do VOA QUE TE QUERO LIVRE 2010!

João Marcelo da Costa



Categoria Compacta com zoom até 5x: 1º lugar
Jocarlos Goulart Alberton - Pelotas-RS
Prêmio: Câmera Panasonic DMC FZ40

Categoria Compacta com superzoom no Brasil: 1º lugar
Lúcio Cláudio Alves Serapião - Petrolina-PE
Prêmio: Câmera Nikon D90 (somente corpo)

Categoria Compacta com superzoom no Brasil: 2º lugar
Alan Bolzan - Porto Alegre-RS
Prêmio: Lente Nikon 70-300mm f/4,5-5,6 ED VR

Categoria Fotos na Guainumbi com câmeras compactas: 1º lugar
André Ricardo de Souza - São Paulo-SP
Prêmio: Câmera Nikon D-3000 com Lente de 18-55mm


Categoria Fotos na Guainumbi com câmeras DSLR: 1º lugar
Luciano Monferrari - Piracicaba-SP
Prêmio: Kit Reserva Guainumbi
Composto por: um final de semana, sendo duas noites, para duas pessoas, no pacote “Só Sossego” (pensão completa); um dia de acompanhamento do guia ornitológico Rafael Fortes e um dia com o guia mateiro Josiel Briet, duas camisetas e dois bonés da Guainumbi.

segunda-feira, 4 de abril de 2011