sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

domingo, 25 de dezembro de 2011

sábado, 24 de dezembro de 2011

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

sábado, 10 de dezembro de 2011

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Exposição " Passarinho na gaiola não canta, lamenta ! " (abertura 6/12)


Dezembro é mês de ilustrações na Matilha Cultural

8ª edição do IlustraBrasil! e mostra paralela “Passarinho na gaiola não canta, lamenta” são os destaques da galeria a partir do dia 6 de dezembro

São Paulo, dezembro de 2011 – A Matilha Cultural será invadida por ilustrações entre os dias 06 de dezembro e 12 de fevereiro. Em parceria com a SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil, a galeria realiza a 8ª edição do IlustraBrasil! e a exposição “Passarinho na gaiola não canta, lamenta”, com o apoio da Agência de Notícia de Direitos Animais – ANDA.
A 8ª edição do evento IlustraBrasil!, considerado o principal espaço para a discussão sobre o desenho publicado no país, irá reunir 126 trabalhos de diferentes ilustradores, além de palestras e oficinas gratuitas com artistas como João Spacca, Gonzalo Cárcamo, João Montanaro, Rogério Soud entre outros. O tema das ilustrações para a oitava edição do evento é livre e as obras ficarão expostas na galeria da Matilha Cultural localizada no primeiro andar.
O IlustraBrasil! criado pela SIB, promove a integração entre os ilustradores e visa resgatar os valores e a história de uma importante profissão para a cultura e o imaginário gráfico do país. O IlustraBrasil! já é referência de excelência para profissionais do desenho e estudantes, e vem proporcionando ao grande público a oportunidade de conhecer, em um espaço expositivo, a diversidade de um tipo de arte que vai ao encontro da agilidade da reprodução gráfica e da comunicação de massa.
Já a mostra paralela “Passarinho na gaiola não canta, lamenta” será instalada na Arena da Matilha Cultural e reunirá obras de 64 artistas. Conduzida pela Agência de Notícias de Direitos Animais – ANDA, a proposta da exposição é despertar, através da arte, a consciência para o combate do confinamento e comércio de pássaros, além de educar pessoas em relação ao hábito de aprisionar aves em gaiolas.
O projeto foi idealizado pela ANDA em parceria com a ativista ambiental e ilustradora associada da SIB, Lucia Brandão, e contou com a adesão entusiasmada de artistas brasileiros, portugueses, italianos e holandeses. A ação conta ainda com a parceria da AVISTAR – ONG voltada para a observação de aves e educação ambiental, que oferecerá palestras e oficinas de artistas como Guto Carvalho e Rodrigo Leão, sobre temas relativos à exposição.

Confira abaixo o 
serviço completo das exposições, horários e datas, das palestras e oficinas. As exposições, palestras e oficinas são gratuitas.
ANDA - www.anda.jor.br
O objetivo da ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais – é informar para transformar. A ANDA difunde na mídia os valores de uma nova cultura, mais ética, mais justa e preocupada com a defesa e a garantia dos direitos animais. É o primeiro portal jornalístico do mundo que combate a violência social e a destruição do meio ambiente a partir da defesa dos direitos dos animais. A proposta da ANDA é servir também de referência a toda sociedade, respondendo aos questionamentos e incentivando novas atitudes, sempre sob o foco dos direitos animais.


SIB – Sociedade dos Ilustradores do BrasilÉ uma associação sem fins lucrativos que reúne profissionais da ilustração de todo o Brasil. Fundada em 2001, estimula a união entre os ilustradores, a disseminação de idéias, a valorização da ilustração, o compromisso ético nas negociações, promove o intercâmbio de idéias, propostas, oportunidades e pontos de vista, tanto relativos a assuntos técnicos, filosóficos e artísticos quanto aos aspectos burocráticos e contratuais.


Matilha Cultural A Matilha Cultural é uma entidade independente e sem fins lucrativos, instalada em um edifício de três andares, localizado no centro de São Paulo. A Matilha integra um espaço expositivo, sala multiuso e café, além de um cinema com 68 lugares. Fruto do ideal de um coletivo formado por profissionais de diferentes áreas, a Matilha foi aberta em maio de 2009 e tem como principais objetivos apoiar e divulgar produções culturais e iniciativas sócio-ambientais do Brasil e do mundo.