quinta-feira, 20 de novembro de 2008

arapaçu-de-cerrado


Arapaçu-de-cerrado
Local: ponte da Fazenda Amadeu Botelho - Jaú-SP
Data: 16/11/2008

Um comentário:

paulo guerra disse...

"Os arapaçus possuem o mesmo hábito de subir nos troncos e galhos na vertical ou sua superfície inferior, como os pica-paus. Agarram-se com as unhas fortes e apoiam-se também na ponta dura das penas da cauda. Andam para cima e para baixo dos troncos com facilidade, em movimentos rápidos de corpo. São três dedos para a frente e um para trás, ao contrário dos dois para a frente e dois para trás dos pica-paus.
Aparece nas árvores dos jardins do hotel em Porto Cercado. Ao contrário dos outros arapaçus da reserva, há um forte contraste entre as costas marrom vermelhadas e o branco da barriga, peito e pescoço. Outra característica marcante é a listra branca sobre o olho, ressaltada pelo cinza escuro do alto da cabeça (foto). O bico é levemente curvo. Em áreas recém-queimadas, o branco das partes baixas fica sujo de fuligem, dando um tom cinza escuro ou negro devido ao arrasto dessas partes contra o tronco.
Como nos outros arapaçus, ocupa ninhos abandonados de pica-paus para reproduzir. No entanto, levam gravetos e palhas para dentro, montando um ninho no fundo do oco. Apanham insetos sobre os galhos e troncos, às vezes arrancando pequenas lascas para chegar aos insetos, mas não batem o bico no tronco como um pica-pau.
O chamado é bastante característico, como uma risada longa. Inicia por um assobio forte e alto. Canta o ano inteiro, mais ao clarear e entardecer. No período reprodutivo faz chamados mais constantes ao longo do dia."
.
retirado do Guia de Aves do Pantanal
.
site
http://www.avespantanal.com.br/paginas/index.htm