sábado, 15 de novembro de 2008

Coleirinho


Coleirinho
Local: Jaú-SP
Data: 13/11/2008

Um comentário:

paulo guerra disse...

"Das pequenas aves granívoras desse gênero, o coleirinho é a mais conhecida e origem do nome comum da maioria delas. O macho, com seu inconfundível colar branco e negro recebeu essa denominação (foto). Além do colar, ao lado da garganta negra um “bigode” branco define a área sob o bico amarelado ou levemente cinza esverdeado.
A fêmea é toda parda, mais escura nas costas. Sob luz excepcional, é possível ver que ela também possui o esboço do desenho da garganta do macho. Os machos juvenis saem do ninho com a plumagem idêntica à fêmea. Fora do período reprodutivo, são muito gregários, formando bandos com outros coleiros de várias espécies e com os tizius. Congregam-se nos capinzais soltando grãos e usam o bico forte para quebrar as sementes. O nome papa-arroz vem do hábito de também usarem plantações de arroz como fonte de alimentação.
Além do arroz, adaptaram-se às várias gramíneas trazidas da África e acompanharam a expansão da pecuária nas áreas anteriormente florestadas. No período reprodutivo, o casal afasta-se do grupo e estabelece seu território. O ninho e todas as demais tarefas correspondem à fêmea, ficando o macho com a atribuição de cantar para afastar outros coleiros da área.
Apesar de viver nas áreas abertas, procura árvores da borda das matas nos horários quentes do dia e nidifica em árvores e arbustos do contato mata/campo aberto(...)"

Retirado do Guia de Aves do Pantanal

Site
http://www.avespantanal.com.br/paginas/309.htm. Acesso em 22/11/2008