domingo, 16 de novembro de 2008

Pica-pau-anão-escamado


Pica-pau-anão-escamado
Local: Jardim das Paineiras - Jaú-SP
Data: 15/11/2008

Um comentário:

paulo guerra disse...

"A menor espécie de pica-pau da reserva, de movimentos rápidos, elétricos. Ocorre em todos os ambientes com árvores e arbustos, mais freqüente nas matas ciliares dos rios, cerradões e matas. Anda tanto nos arbustos baixos, como na parte alta da copa. Procura larvas de insetos escavando galhos mortos com pancadas vigorosas do bico, como os outros pica-paus. Encontrada a galeria onde está a broca, arranca pedaços do galho até atingir o inseto, “pescando” a presa com a longa língua viscosa. Acompanha bandos mistos, quando aves de várias espécies deslocam-se e caçam em grupo.
O macho possui o alto da cabeça com penas vermelhas (foto). Os membros de um casal costumam estar próximos, comunicando-se entre si através de assobios finos, longos, muito característicos e mais fáceis de detectar, depois de aprendidos, do que as aves. Além desse chamado, como os outros pica-paus também tamborilam nas árvores para demarcar território. Em um galho oco batem rapidamente uma seqüência de pancadas com o bico. Esse som vai a grandes distâncias, avisando os vizinhos da presença dos donos do território.
Ao contrário dos outros pica-paus, a cauda possui as penas sem o enrijecimento central. Devido a isso, não a apóiam contra os galhos, firmando-se somente com os pés, os quais são desproporcionais em tamanho para conseguir sustentar a ave. Empoleiram tanto na vertical como na horizontal, movimentando-se aos saltos e alternando o pé de apoio."
.
Retirado do Guia de Aves do Pantanal
.
Site
http://www.avespantanal.com.br/paginas/161.htm