quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Coruja-buraqueira




Coruja-buraqueira
Local: Jardim Jorge Atalla - Jaú-SP
Data: 16/11/2008

Um comentário:

paulo guerra disse...

"Mais conhecida das corujas, por ser visível durante o dia e ficar pousada, ereta, em locais expostos ou no solo (foto). Como indica o seu nome comum, faz seus ninhos no solo, seja em buracos abertos por ela mesma, seja abandonados por tatus, readaptados pelas corujas. A qualquer sinal de perigo emitem um som alto, forte e estridente. Esse alarme é dado durante o dia, chamando a atenção para a coruja. Os filhotes, ao escutarem o alerta, entram no ninho, enquanto os adultos voam para pousos expostos e atacam decididamente qualquer fonte de perigo para os filhos. Como o quero-quero, voam em direção a um predador potencial, inclusive pessoas, desviando no último momento.
Apesar dessa grande atividade diurna, caçam os insetos, escorpiões e pequenos roedores de sua alimentação à noite. Também é à noite que emitem os chamados de acasalamento e territorial, de tom semelhante a outras corujas, graves e completamente diferentes dos silvos diurnos de alarme.
No interior da RPPN, está restrita às áreas de campos com pouca ou nenhuma inundação. Ocupa ambientes alterados pela ação humana, inclusive cidades e pistas de pouso ou aeroportos. Como a maioria dos campos do Pantanal são inundáveis um período do ano, o ambiente para essa espécie é mais restrito na planície do que no entorno, por não habitar as áreas alcançadas pelas cheias."
.
retirado de Guia de Aves do Pantanal
.
site http://www.avespantanal.com.br/paginas/index.htm