"Os hábitos e ambientes são semelhantes ao sanhaço-do-coqueiro. Costuma, porém, freqüentar cerrados e a parte baixa da borda da mata com maior constância. Igualmente, ocupa áreas urbanas, inclusive grandes centros e é comum nos jardins do hotel em Porto Cercado, visitando os comedouros com frutos. Também comum nos pomares. Ocorre em toda a RPPN e facilmente cruza os rios maiores e as áreas alagadiças. O tom dominante na plumagem é o cinza azulado, com o azul dominando nas costas e leve lavado de verde sobre o azul. Nos dois sanhaços, macho e fêmea são idênticos externamente. Comum em todo o Pantanal, na região norte é, entretanto, menos comum, em comparação ao sanhaço-do-coqueiro. Apesar disso, não é uma ave rara. Canta o ano inteiro, com os casais comunicando-se constantemente com o chamado assobiado semelhante ao outro sanhaço, mas com diversas variações de tom e duração. Introduz notas mais agudas em seu canto. Além de frutos, caça insetos no meio da vegetação e aproveita-se das revoadas de formigas e cupins alados." . Retirado do Guia de Aves do Pantanal . site http://www.avespantanal.com.br/paginas/index.htm
2 comentários:
"Os hábitos e ambientes são semelhantes ao sanhaço-do-coqueiro. Costuma, porém, freqüentar cerrados e a parte baixa da borda da mata com maior constância. Igualmente, ocupa áreas urbanas, inclusive grandes centros e é comum nos jardins do hotel em Porto Cercado, visitando os comedouros com frutos. Também comum nos pomares. Ocorre em toda a RPPN e facilmente cruza os rios maiores e as áreas alagadiças.
O tom dominante na plumagem é o cinza azulado, com o azul dominando nas costas e leve lavado de verde sobre o azul. Nos dois sanhaços, macho e fêmea são idênticos externamente. Comum em todo o Pantanal, na região norte é, entretanto, menos comum, em comparação ao sanhaço-do-coqueiro. Apesar disso, não é uma ave rara.
Canta o ano inteiro, com os casais comunicando-se constantemente com o chamado assobiado semelhante ao outro sanhaço, mas com diversas variações de tom e duração. Introduz notas mais agudas em seu canto.
Além de frutos, caça insetos no meio da vegetação e aproveita-se das revoadas de formigas e cupins alados."
.
Retirado do Guia de Aves do Pantanal
.
site
http://www.avespantanal.com.br/paginas/index.htm
Postar um comentário