segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Variable Oriole


Encontro
Local: Parque do Rio Jaú - Jaú-SP
Data: 15/11/2008

Um comentário:

paulo guerra disse...

"Comum nos ambientes florestados da RPPN, tamb�m utiliza-se de capões de cerradão e árvores ou arbustos isolados próximos à mata. Sempre metido no meio da vegetação da copa ou das bordas, procura invertebrados, frutos e flores. Como o joão-pinto, suga o néctar das flores, abrindo-as ou enfiando o bico, às vezes a cabeça, na corola. Gosta das flores de ipê, tarumã, piúva e pombeiro, entre outras.
O corpo longilíneo, terminado por uma longa cauda, produz uma silhueta característica, ainda mais sublinhada pelo bico fino. Sobre as asas, no encontro (razão de um dos nomes comuns) apresenta uma área de penas castanhas[apresenta subespécies com variações do castanho ao amarelo no encontro]. Vive em casais ou grupos familiares. Nas manhãs frias, gosta de pousar em galhos expostos para tomar sol nas primeiras horas do dia.
Cada casal constrói seu ninho em forma de bolsa, distante dos demais. Possui um canto flautado, mas costuma imitar várias outras aves em suas longas estrofes improvisadas. Entremeia o canto das outras aves com um chamado curto e grave, próprio(...)
(...)É observado em grande parte do Brasil, exceto uma área no noroeste do país."
.
Retirado do Guia de Aves do Pantanal
.
site
http://www.avespantanal.com.br/familias/Icteridae