quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

bico-de-lacre


Bico-de-lacre
Local: Jardim das Paineiras - Jaú-SP
Data: 10/12/2008

Um comentário:

paulo guerra disse...

A família Estrildidae é bem representada na sua área de distribuição geográfica. No Brasil, o bico-de-lacre foi introduzido no Estado de São Paulo, por volta de 1870, trazido da África Meridional. Provavelmente foi levado também a outros Estados e hoje é encontrado, selvagem, nos arredores de muitas cidades em bandos de 6 indivíduos, ou mais, que vocalizam em vôo.

Alimentação: sementes, principalmente as de gramíneas.

Nidificação: o casal constrói o ninho, esférico ou oval, com penas, algodões e hastes de capins; as paredes são grossas e resistentes, mas não tecidas. A entrada do ninho é representada por um túnel estreito, lateral e pouco evidente devido à orientação oblíqua do material. Às vezes, constrói também ninhos menores que servem como dormitórios ou, ainda, sobre o ninho de cria, um outro bem visível com a base apoiada sobre o mesmo. Parece que a função deste último é desviar a atenção dos predadores do ninho verdadeiro. Os 3 ovos brancos são incubados pelo casal durante 11 dias e os filhotes permanecem no ninho de 17 a 19 dias.

Hábitat: paisagens abertas como campos, pastagens e áreas urbanas.

Tamanho: 10,7 cm


Fonte: USP


Retirado em 12/12/2008 de:
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./especie/fauna/index.html&conteudo=./especie/fauna/aves/astrild.html