terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Coruja-buraqueira



Coruja-buraqueira - jovem
Local: Vale Verde - Três Rios - Mineiros do Tietê-SP
Data: 23/11/2008

Um comentário:

paulo guerra disse...

Nome Científico: Athene cunicularia (Molina, 1782)
Nome em inglês: Burrowing Owl
Ordem: Strigiformes
Família: Strigidae
Outros Nomes: Coruja dos Campos
Habitat: Campos, Pastos, Areas Urbanas, Borda de Matas
Distribuição: Toda a América
Alimentação: Insetos, Pequenos roedores,

A coruja buraqueira é sem dúvida a mais conhecida das corujas brasileiras, por ser visivel durante o dia e ficar pousada, ereta, em locais expostos ou no solo, pode ser vista em postes, troncos, muros, no próprio solo, etc. Como indica o seu nome comum, faz seus ninhos no solo, seja em buracos abertos por ela mesma, seja abandonados por tatus, readaptados pelas corujas. A qualquer sinal de perigo emitem um som alto, forte e estridente. Esse alarme é dado durante o dia, chamando a atenção para a coruja. Os filhotes, ao escutarem o alerta, entram no ninho, enquanto os adultos voam para pousos expostos e atacam decididamente qualquer fonte de perigo para os filhos. A mais conhecida das corujas, por ser visivel durante o dia e ficar pousada, ereta, em locais expostos ou no solo. Como indica o seu nome comum, faz seus ninhos no solo, seja em buracos abertos por ela mesma, seja abandonados por tatus, readaptados pelas corujas. As covas possuem, em torno de 1,5 a 3 m de profundidade e 30 a 90 cm de largura. Ao redor acumula estrume e se alimenta dos insetos atraídos pelo cheiro. A qualquer sinal de perigo emitem um som alto, forte e estridente. Esse alarme é dado durante o dia, chamando a atenção para a coruja. Botam, em média de 6 a 11 ovos; o número mais comum é de 7 a 9 ovos. A Incubação dura de 28 a 30 dias e é executada somente pela fêmea. Enquanto a fêmea bota os ovos, o macho providencia a alimentação e a proteção para os futuros filhotes. Os cuidados da cria, enquanto ainda estão no ninho são tarefa do macho. Quando os filhotes estão com 14 dias podem ser vistos empoleirando a entrada da cova, esperando pelos adultos e pela comida. Os filhotes saem do ninho com aproximadamente 44 dias e começam a caçar insetos quando estão com 49 a 56 dias.
Apesar dessa grande atividade diurna, caçam os insetos, escorpiões e pequenos roedores de sua alimentação a noite. Também é a noite que emitem os chamados de acasalamento e territorial, de tom semelhante a outras corujas, graves e completamente diferentes dos silvos diurnos de alarme.

Ocupa ambientes alterados pela ação humana, inclusive cidades e pistas de pouso ou aeroportos. De porte pequeno, a Coruja-buraqueira possui uma cabeça redonda, tem sobrancelhas brancas, olhos amarelos, e pernas longas. Ao contrário a maioria das corujas o macho é ligeiramente maior que a fêmea e as fêmeas são normalmente mais escuras que os machos. É uma ave tímida, por isso, vive em lugares sossegados. Tem vôo suave e silencioso. A reprodução da coruja-buraqueira começa entre março ou abril. O casal se reveza, alarga o buraco, cava uma galeria horizontal usando os pés e o bico e por fim forra a cavidade do ninho com capim seco. As covas possuem, em torno de 1,5 a 3 m de profundidade e 30 a 90 cm de largura. Ao redor acumula estrume e se alimenta dos insetos atraídos pelo cheiro. Botam, em média de 6 a 11 ovos; o número mais comum é de 7 a 9 ovos. A Incubação dura de 28 a 30 dias e é executada somente pela fêmea. Enquanto a fêmea bota os ovos, o macho providencia a alimentação e a proteção para os futuros filhotes. Os cuidados da cria, enquanto ainda estão no ninho são tarefa do macho. Os filhotes saem do ninho com aproximadamente 44 dias e começam a caçar insetos quando estão com 49 a 56 dias.Os filhotes, ao escutarem o alerta, entram no ninho, enquanto os adultos voam para pousos expostos e atacam decididamente qualquer fonte de perigo para os filhos. Podem defender o ninho, voando em direção a um predador potencial, inclusive pessoas, desviando no ultimo momento, visualizada várias vezes vocalizando e espantando invasores como cachorros e gatos.

Geralmente caçam os insetos, escorpiões e pequenos roedores durante a noite. Também é a noite que emitem os chamados de acasalamento e territorial, de tom semelhante a outras corujas, graves e completamente diferentes dos silvos diurnos de alarme. Ocupa ambientes alterados pela ação humana, inclusive cidades e pistas de pouso ou aeroportos. De porte pequeno, a Coruja-buraqueira possui uma cabeça redonda, tem sobrancelhas brancas, olhos amarelos, e pernas longas. Ao contrário a maioria das corujas o macho é ligeiramente maior que a fêmea e as fêmeas são normalmente mais escuras que os machos. Assim como na maioria das corujas, tem vôo suave e silencioso.

Retirado em 10/12/2008 de:
http://www.avesderapinabrasil.com/athene_cunicularia.htm