segunda-feira, 28 de setembro de 2009

beija-flor-preto


Beija-flor-preto - jovem
Local: Parque do Rio Jaú - Jaú-SP
Data: 27/09/2009
Maiores informações WikiAves
.
Este primeiro registro desta espécie dedico ao biólogo Flávio Ubaid, que neste dia defenderá sua Dissertação de Mestrado. Muito sucesso!

3 comentários:

Claudia do Monte disse...

Oi, Paulo, como estás? Me diga uma coisa...a algum tempo atrás tinha um tico tico "zanzando" aqui pelo meu quintal e atrás dele ficava um passarinho todo preto que era bem maior que ele, esse passarinho ficava piando como se estivesse esperando comida (dava pra perceber que era bem novinho, ele tinha dificuldade pra voar), eles estiveram por aqui por um bom tempo, é possível que o tico-tico tenha chocado um ovo de outra ave? Abraço e bom fim de semana!

paulo guerra disse...

Olá, Claudia, tudo bem!

este é o caso clássico do parasitismo do chopim ou vira-bosta em relação ao tico-tico. O tico-tico é o alvo preferencial dessa ação do chopim, este empurra alguns ovos do tico-tico, jogando-os fora. O tico-tico choca os ovos e cria como se fosse dele.
O chopim é a espécie mais odiada por todos, por esta ação. Ele parasita, segundo alguns apontamentos, por volta de cem espécies. Eu mesmo, tive a oportunidade de flagrá-lo sendo alimentado pelo saí-canário, cardeal-do-nordeste e suiriri.
Existe outras espécies que também, realizam o parasitismo. Coisas da natureza: muitos atribuem a luta pela sobrevivência, na defesa de espaços e assimpor diante. Excelente sua descrição do fato. Abraço e ótima semana!

Claudia do Monte disse...

Estou pasma com esta história, eu desconhecia este fato. E hoje por coincidência eu via a duplinha por aqui de novo, me dá dó do coitado do tico-tico, ele não tem sossego. Coisas da natureza...e por falar nisso quem apareceu por aqui esta semana foi um grupo de jacús, logo cedinho, pena que não deu tempo de registrar, eles se dispersam rapidamente. Tchauzinho e boa semana !