sábado, 19 de dezembro de 2009

WikiAves - 1 ano



Há um ano, no dia 19 de dezembro de 2008, nascia o WikiAves, um projeto pessoal feito para atender as necessidades da comunidade online de observadores de aves livres e divulgar a avifauna brasileira com foco na preservação. Utilizando as tecnologias da Web 2.0, o WikiAves já nasceu com muitos recursos e com o sonho de reunir, em um único lugar, a maior quantidade possível de informações sobre as aves nativas brasileiras. Este sonho, até então distante, configurou-se plenamente possível com a adesão de observadores de todas as partes do Brasil.

Os primeiros registros começaram a surgir logo no primeiro dia, tudo era novo, tudo era inédito no site, não existiam regras, nenhuma página wiki tinha textos e pairava a dúvida: “De onde veio este site?”. Aos poucos, as páginas começaram a ganhar textos e ilustrações, as espécies recebiam mais e mais fotos, os sons ganhavam mais importância, começavam a surgir os primeiros registros amazônicos e os mapas de ocorrência marcavam novas cidades para as espécies. Vários observadores foram convidados e, no primeiro mês, o WikiAves já contava com 158 colaboradores que contribuíram com 160 sons e 2650 fotos de 600 espécies. Todos os dias, novos observadores se cadastravam e contribuíam com seus registros da avifauna. Com menos de 3 meses no ar, o site já possuía 1000 espécies com foto, um marco atingido muito antes do esperado. Juntamente com o crescimento, veio a necessidade de implementação de melhorias, inclusão de regras e a escolha de 10 moderadores para auxiliar nas decisões e no monitoramento do conteúdo do site.

Com seis meses de vida, o WikiAves já era o maior banco de dados aberto sobre aves do Brasil na internet, contava com 758 colaboradores que contribuíram com 1065 sons e 24.285 fotos de 1226 espécies. Com a intenção de medir a sua popularidade, foi inscrito no ranking internacional de sites ornitológicos, o “Birding Top 1000 Ranking”, e logo no início posicionou-se no 12º lugar entre os sites mais populares do segmento. Com o aumento da sua visibilidade no exterior, teve sua navegabilidade incrementada com a tradução para o inglês, o que aumentou a audiência do seu conteúdo nos países estrangeiros.

Mas não era só isso, e em julho de 2009 começava o Desafio WikiAves 2009, um concurso diferente que teve o objetivo de premiar, com melhores equipamentos, os usuários que se destacavam no levantamento da avifauna brasileira. Com a ajuda incansável dos moderadores e o patrocínio do Clube de Observadores de Aves - Sul Fluminense, o concurso durou 3 meses e agitou o site promovendo a inclusão de informação de qualidade em sua base de dados.

De 30 de outubro a 2 de novembro foi promovido o primeiro encontro de observadores de aves do WikiAves em Ubatuba. Onde alguns observadores puderam se conhecer e confraternizar em um dos melhores lugares para Birdwatching do Brasil. Neste momento, o site já figurava no 7° lugar do “Birding Top 1000 Ranking” e já contava com 2000 usuários cadastrados e 60 mil fotos.

Hoje, o WikiAves completa o seu primeiro ano de vida, data esta que comemoramos com entusiasmo e orgulho, pois em apenas um ano muitos acontecimentos marcaram a trajetória deste jovem site que cresceu em ritmo acelerado e nos trouxe muitas alegrias, além de nos permitir a contemplação da rica natureza do nosso país, mesmo a distância.

Parabéns comunidade WikiAves!

Para comemorar esta data e lembrar os acontecimentos do ano, foi criada a página da Retrospectiva 2009. Confira!

3 comentários:

Claudia do Monte Artesanato disse...

Parabéns por esta conquista! Descobri o site através do seu blog e ele me tem sido muito útil já que, apesar de amar as aves sou totamente leiga. Ele é muito informativo e rico nas imagens e só aumentou meu interesse por aprender ainda mais sobre essa nossa rica variedade de aves. Parabéns ! Aproveitando o ensejo, tenha um bom Natal e Final de Ano e até o ano que vem.

Alex Aguiar disse...

Não dá para resumir em palavras a grandeza alcançada pelo WikiAves. Parabéns...no seu caso, todo orgulho será perdoado!! Feliz Natal

Daniela Lima disse...

Vida Longa ao WikiAves, ótima iniciativa para respeito e conservação destes maravilhosos seres vivos indispensáveis para o equilíbrio ecológico!!!

parabéns pelo seu trabalhoooo querido Paulo Guerra...

òtimo 2010 com muitas aves para observar!!!