domingo, 21 de fevereiro de 2010

tuim - uma visão do paraíso

Tuim
Local: Mata ciliar - rio Jaú - Jaú-SP
Data: 20/02/2010
Maiores informações WikiAves

2 comentários:

SÉRGIO LEAL disse...

E ai Paulo, tudo bem meu amigo?

Muito bacana essas fotos do Tuim, acho essa espécie muito simpática. Ontem fotografei alguns indivíduos numa Fazenda, no interior do estado, inclusive vi também um casal de Tangara fastuosa, mas, como sempre, não consegui nem um click dos bichos. Minha surpresa foi na volta ter encontrado um casal de Gibão-de-couro, eu ando nessa fazenda desde 99 e nunca vi essa espécie por lá, fiquei feliz pelo ocorrido.
Bom, vou nessa.
Grande abraço e até mais.

paulo guerra disse...

Olá Sérgio,

desculpe a demora, realmente esses dias foram corridos e a noite a conexão estava e está lenta, para não dizer quase parando.

A presença de Tangara fastuosa é muito interessante, sua área de ocorrência é bem restrita. É endêmica dos estados do Nordeste?

Sérgio, não saberia te dizer com certeza, mas está ocorrendo a expansão de determinadas espécies como: Xolmis velatus e Sturnella superciliaris. Não estranharia que nosso bravo gibão-de-couro também estivesse nesta situação. Com a expansão de áreas para cultivo ou para a pecuária, essas espécies se aproveitam, se adaptam e possivelmente expandem sua ocorrência.

Pode ter mais um componente nesta história, foi o Vitor Piacentini que me disse outro dia sobre a ocorrência de Paroaria capitata e Paroaria coronata no sul. Até tempos atrás somente o Belton corria atrás de passarinho no sul, hoje temos muitos mais estudiosos e observadores. Pode ser que a maior presença na observação tenha refletido no "surgimento" de espécies antes não observadas.

No seu caso, você de certa forma não está fazendo um trabalho valioso e pioneiro em seu estado?

Quando estiver próximo de sua vinda, me avise. O João Marcelo da Reserva Guainumbi fará o curso com o Octavio no Parque do Zizo. Provavelmente farão o curso juntos.

Abraço do amigo

Paulo