terça-feira, 20 de julho de 2010

Repórter Eco da Tv Cultura - 28/03/2010

Novo mapeamento indica as áreas de proteção das aves

Desmatamentos, queimadas, avanço de fronteira agrícola. A perda de hábitat ameaça a sobrevivência de espécies da fauna. O Brasil tem hoje mil oitocentas e trinta e quatro espécies de aves, cento e vinte duas delas estão entre as globalmete ameaçadas, e vinte e cinco, em situação crítica.

Entrevista com o biólogo Pedro Develey diretor de conservação da Save Brasil.

"A gente tem um recorde em número de espécies ameaçadas, quer dizer, o país do mundo com maior número de espécies ameaçadas, triste recorde. Temos onze por cento restante de Mata Atlântica, já perdemos praticamente noventa por cento de floresta e cinquenta por cento de cerrado foi perdido e ainda está sendo perdido. isso reflete diretamente na situação das aves."
A Sociedade para a Conservação das aves do brasil, a Save Brasil,representante da Birdlife international, divulga o mais novo mapeamento feito nos biomas da Amazônia, Cerrado e Pantanal. Fruto da colaboração de especialistas em aves que trabalham nestas regiões, o trabalho identifica setenta e quatro áreas importantes para a conservação de aves ameaçadas, conhecidas como Ibas- sigla em inglês.
O levantamento complementa outro divulgado em 2006,que indicava áreas para conservação de aves nos estados onde ocorre a mata atlântica. No Brasil todo são apontadas duzentas e trinta e sete áreas que somam noventa e quatro milhões de hectares; o equivalente a onze por cento do território nacional.

Entrevista com o biólogo Pedro Develey diretor de conservação da Save Brasil.
"Deste total,só 27 milhões estão oficialmente protegidos, dentro de parque nacional ou estadual, estação ecológica e mesmo reserva privada.É muito importante que o governo use este documento como uma grande diretriz para planejar e criar novas unidades de conservação que garante a proteção dessas áreas.A sociedade também pode se envolver ,porque é possível criar reservas particulares, as RPPNs. E também as academias e universidades podem usar o mapeamento, sabendo que além de ser área importante para conservação de aves, estudar mais estas áreas , monitorar para saber se estas aves continuam lá, se as populações tão aumentando ou diminuindo.É a grande diretriz.

Autor:
Editora-Chefe: Vera Diegoli. Reportagem:Márcia Bongiovanni. Pauta:Marici Arruda.Edição de Texto:Mariene Pádua. Edição de Imagens:João Kralik.

Nenhum comentário: