segunda-feira, 23 de agosto de 2010

WikiAves - Jornal Correio do Povo - Rio Grande do Sul

Portal auxilia no cuidado das aves


Guedes comemora a catalogação de 1.598 espécies de pássaros que vivem no Brasil
Crédito: arquivo pessoal / especial
LUCIAMEM WINCK | luwinck@correiodopovo.com.br

O analista de sistemas mineiro Reinaldo César de Oliveira Guedes, 30, não imaginava que ao criar por hobbie o portal WikiAves - A enciclopédia das aves do Brasil- seria, em curto espaço de tempo, detentor do maior Programa de Monitoramento Voluntário de Aves da América do Sul. A homepage conta com colaboradores voluntários que podem compartilhar as fotografias que fizeram de pássaros, catalogar ou complementar informações sobre hábitos, detalhar o local onde avistou a ave, além de dispor seu canto para que os demais usuários possam escutá-lo. O WikiAves entrou no ar em dezembro de 2008, e mobiliza milhares de "caçadores" de pássaros em todo o país.

Das cerca de 1,8 mil espécies que vivem no país, 1.598 já estão catalogadas no site WikiAves, que conta com mais de 130 mil fotos e quase 10 mil gravações de áudio. "A ideia era criar uma ferramenta para divulgar fotografias, sons e informações colhidas por amigos biólogos e ornitólogos, além de permitir que outras pessoas leigas pudessem contribuir", explica. Guedes confidencia que não tinha noção das dimensões que assumiriam a sua criação. O maior destaque, segundo ele, foi a idealização de uma rede de amigos virtuais que, nas férias, marcam encontros em várias regiões do país para a realização de expedições fotográficas e investigativas. "Eles são tão unidos que, inclusive, denúncias de ameaças às aves formalizam às autoridades policiais em seus estados", afirma. Ele argumenta que o RS ocupa a quarta posição em número de usuários observadores, perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O curador das coleções de aves do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo e professor universitário, ornitólogo Luís Fábio Silveira, avalia que Guedes teve uma formidável ideia, que começou de maneira despretensiosa. "Só que acabou criando um site tão completo que nós, cientistas e pesquisadores, o transformamos em local de busca", relata. Segundo ele, o WikiAves se transformou em importante instrumento de monitoramento da situação das aves brasileiras. "Por intermédio do site, temos condições de constatar a presença ou ausência de espécies ameaçadas em praticamente todos os estados do país", diz. Silveira assinala que a homepage é, atualmente, a mais visitada por ornitólogos do mundo inteiro. Segundo ele, em menos de dois anos, o WikiAves recebeu tantos colaboradores que formou um "exército" contra o tráfico de aves. "Os voluntários agem em várias frentes e acabam reduzindo o espaço de atuação de pessoas inescrupulosas que capturam pássaros raros para comercialização no mercado paralelo."

Fonte: Jornal Correio do Povo - Rio Grande do Sul, dia 22/08/2010
__,_._,___

Um comentário:

E-jardim disse...

Olá Paulo!
Parabéns pelo excelente blog, gostei muito de sua apresentação e conteúdo. Mantenho um blog dedicado principalmente às frutíferas nativas do Brasil, que tanto atraem e alimentam os pássaros! Se tiver oportunidade, venha conhecê-lo: http://e-jardim.blogspot.com. Forte abraço!