terça-feira, 5 de outubro de 2010

Blog Aves de Jaú - 2 anos

O Blog Aves de Jaú completou 2 anos de existência no final do mês de setembro. Com uma proposta despretensiosa e ao mesmo desafiante surgiu para ilustrar e demonstrar as aves no meio urbano que nos deparamos e não notamos.
De lá para cá foi uma longa trajetória, muitas aves registradas, muitos contatos, muitos amigos e a defesa permanente das aves livres.

Para comemorar esses dois anos de permanência na rede, o blog Aves de Jaú lança duas questões para seus visitantes e para alguns amigos:

  • Como você imagina a observação de aves daqui a dois anos?

  • Como você espera que seja tratado o tema da conservação e da proteção às aves e consequentemente ao meio ambiente em nossas cidades, estados e em nosso país nestes próximos dois anos?

Quem quiser comentar e deixar sua resposta, fique bastante a vontade!

E muito obrigado pelo apoio e interesse ao longo desses dois longos anos.

Paulo Guerra

6 comentários:

Claudia do Monte disse...

Paulo, em primeiro lugar parabéns pelo blog e pela qualidade do trabalho, antes de vir morar numa chácara eu não conseguia identificar passarinhos, hoje são uma paixão e com ajuda desse blog já consigo identificá-los com mais facilidade. Ontem mesmo uma rolinha bateu a cabeça na minha porta de vidro e fiquei esperando ela se recuperar para poder voar para casa(a rolinha, não eu..rs). Acho que a questão ambiental vem ganhando espaço nas escolas e isso deverá fazer a diferença num futuro próximo, em que haverá mais respeito não só pelo meio ambiente mas, sobretudo por esta população de aves e outros bichos que dividem este espaço conosco.

paulo guerra disse...

Oi Claudia, obrigado pela resposta e por sua visita. Abraço!

LUIZ ALVARO DE TOLEDO BARROS JUNIOR disse...

Paulo, parabéns pela persistência e dedicação. É um grande prazer visitar seu blog com constantes atualizações, e é uma honra ser seu "vizinho" de blog, compartilhando os mesmos ideais.
Quanto as questões, tenho uma visão otimista. Acho que a observação de aves no Brasil e por brasileiros está crescendo num ritmo super acelerado, e nos próximos dois anos deve permanecer crescendo. Razões: as aves geram sempre um fascínio;e as máquinas digitais com preços mais acessíveis são um incentivo, que não tínhamos por conta da falta de binóculos com qualidade e preços acessíveis no Brasil. Para começar a passarinhar só precisamos de um empurrãozinho.
Com o crescente conhecimento a preocupação com a preservação também aumenta. Sempre será uma luta árdua, contra o tráfico e contra o desmatamento indiscriminado. Porém, quem começa a observar aves, passa também a observar árvores, arbustos, qualquer cantinho com vegetação, e passa a valorizar muito mais.
É isso aí. Vida longa ao Aves de Jaú.
abraços
Luiz Álvaro

paulo guerra disse...

Oi Luiz Álvaro, muito obrigado pelas respostas e por seu apoio sempre constante.

Você bem sabe que quando iniciei o Aves de Jaú, o Surucuá, foi modelo de inspiração e continua assim até hoje.

Vida longa aos nossos filhotes e uma impulso cada vez maior e melhor à observação de aves com vistas à preservação ambiental.

Abraço

pat disse...

Paulo, acho que a observação de aves está ficando mais popular e pessoas como eu que não praticam mas que amam as aves em geral estão se motivando pelo trabalho de vocês. Minha modesta contribuição é chamar a atenção de quem estiver por perto sempre que deparo com estas maravilhas que recentemente voltaram a aparecer por aqui. Um grande abraço,
Pat

paulo guerra disse...

Obrigado, Pat pela resposta, abraço!