terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Olivério Mário de Oliveira Pinto (1896-1981)

Olivério Mário de Oliveira Pinto nasceu na cidade de Jaú, SP, em 11 de março de 1896, tendo falecido na cidade de Piracicaba, SP, em 13 de junho de 1981. Seu pai era baiano, tendo a família retornado à Bahia em 1905, onde ele estudou no Ginásio da Bahia, obtendo o título de Bacharel em Ciências e Letras. A seguir ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1916, concluindo o curso em 1922 e obtendo o título de Doutor em Medicina com a tese: Sobre o valor do exame do liquido cephaloracheano no diagnostico da syphile nervosa. Nesse mesmo ano ele se mudou para a cidade de Araraquara, SP, onde exerceu a clínica e ajudou a fundar a Faculdade de Farmácia e Odontologia. Em 23 de agosto de 1928 começou a trabalhar como desenhista do de 1929. Neste ano ingressou no Museu Paulista como assistente-interino da Subsecção de Zoologia, tendo sido efetivado em 1935 após concurso de títulos e provas. Ele foi diretor do Departamento de Zoologia da Secretaria da Agricultura de São Paulo de 1939 até a sua aposentadoria. A princípio ele estudou os mamíferos, passando a seguir a analisar as aves, das quais se tornou autoridade mundial, tendo escrito vários livros e numerosos artigos sobre o assunto. Foi também tradutor de obras de história natural, assim como anotador de livros traduzidos por ele ou outros.


Maiores informações Revista Atualidades Ornitológicas

3 comentários:

MUSIC IS LIFE disse...

Doutor Oliverio Mario de Oliveira Pinto foi uma das maiores cabecas da siencia da historia natural que o Brasil ja teve.
Foi uma pessoa totalmente dedicada ao seu trabalho , e tambem um grande homem de familia.
Sua obra eleva o pais a um nivel muito alto em "Academia"das siencias naturais...

MUSIC IS LIFE disse...

AMAZING !!!!!!!!

Unknown disse...

Em 1945,o Presidente Getúlio Vargas por intermédio de seu Ministro da Agricultura ficou sabendo que o ornitólogo Johan Dalgas Frisch e seu pai, Svend Frisch tinham um projeto de desenhar todas as espécies de aves brasileiras. Na época, das 1.850 espécies conhecidas, havia apenas cerca de 200 que haviam sido ilustradas. Então Getúlio Vargas, após ver os magníficos desenhos de Svend Frisch ficou impressionado e pediu ao então Interventor do Estado de São Paulo, Fernando de Sousa Costa, que abrisse as portas do Museu de Zoologia da Secretaria da Agricultura de São Paulo para que Svend e Johan tivessem a total liberdade de observar e usar as aves taxidermizadas da melhor forma possível para desenhá-las e documentá-las. O Diretor do Museu era o Jauense Olivério Mário de Oliveira Pinto que deu todo o apoio para esse trabalho e agradeceu imensamente pelo fato de ter, pela primeira vez, as 1.650 espécies de aves brasileiras tecnicamente desenhadas. Outro pedido do Presidente da República foi para que os ornitólogos do Museu de Zoologia oferecessem uma espécie de "estágio" a Dalgas Frisch a fim de que pudesse aprender ainda mais sobre as aves.