sábado, 5 de fevereiro de 2011

mocho-dos-banhados

Mocho-dos-banhados - fêmea
Local: final de zona urbana - Jaú-SP
Data: 27/01/2011


A imagem mostra claramente o mocho-dos-banhados, esta coruja rara e incrível, pousada em um monte de terra que foi revolvido recentemente. Percebe-se que esta coruja ocupa áreas descampadas, pastos naturais, baixadas e banhados.
Se por um lado, este mocho se beneficia com a retirada da vegetação original, ficando o terreno propício a sua caça, por outro lado, com o tempo até mesmo estas áreas serão substituídas por loteamentos, casas, ruas, estradas, avenidas, praças, "áreas verdes". Ou seja, cada vez mais vai perdendo espaço para viver e se reproduzir.
De forma alguma, somos contra o progresso material, contra as pessoas terem seu espaço para morar. Porém, seria salutar para todos que estas ações fossem pensadas e dirigidas com critérios, respeitando a diversidade e as várias formas de vida.
Para se ter uma ideia, em uma rápida visita a este local em apenas um dia, pude constatar a presença de várias espécies(vistas, ouvidas e registradas) além do mocho: codorna-amarela, inhambu-chororó, gavião-peneira, tipio, tiziu, uí-pi, caracará, tico-tico-do-campo, coruja-buraqueira, entre outras...

Neste local, há a presença do macho e da fêmea dessa espécie, que provavelmente estarão se preparando para reproduzir. Caso, se avance com esta expansão imobiliária e os trabalhos inerentes a este empreendimento, este mocho ficará prejudicado em sua possibilidade de reprodução.

2 comentários:

Felipe Moreira disse...

Que registrão!

Maurício Murgel disse...

e os anos passam rápidamente, é como se fosse ontem...e o doloroso é compreender que amanhã a história ainda vai se repetir...