quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Noivinha-branca


Noivinha-branca - casal
Local: rio Jacaré-Pepira - Itajú-SP
Data: 27/10/2008

Um comentário:

paulo guerra disse...

NOIVINHA BRANCA
Predominantemente branca. Cantam preferencialmente ou até exclusivamente aos primeiros clarões do dia. No auge da reprodução cantam em plena noite, no poleiro; o canto é extremamente simples. O alimento consiste predominantemente de artrópodes.

Ninhos abertos, em forma de cestinhos, tigela ou taça.

20 cm. Cabeça esbranquiçada, uropígio e coberteiras superiores da cauda brancas, também a base da cauda. De dia é silenciosa, surpreende de madrugada com seu canto intenso: um pio monótono, repetido a intervalos de 1 a 5 segundos; com pouca freqüência faz ouvir esse assovio também de noite. Peneira. Habita o campo, às vezes ao lado de Xolmis cinerea. É migratório. Ocorre da foz do Amazonas ao Paraná e Mato Grosso.

É predominantemente branca com uma faixa escura na asa. Evita as áreas urbanizadas.

Encontrada apanhando insetos a partir de seu poleiro favorito, bem exposto. Às vezes é vista caçando usando vôos a pouca altura, no mesmo lugar (peneirando). Vive solitária ou aos casais, sendo pouco notada por seu canto, dificilmente emitido.

Ocorre no centro-oeste, partes da Amazônia, do sudeste e sul do Brasil. ²


TAXONOMY
Kingdom: ANIMALIA

Phylum: CHORDATA
Class: AVES

Order: PASSERIFORMES
Family: TYRANNIDAE

Genus: Xolmis
Species: Xolmis velatus

Authority: Lichtenstein 1823



Conservation:
Histórico: 1988 – Baixo Risco/Não ameaçada (BirdLife International 2004) 1994 – Baixo Risco/Não ameaçada (BirdLife International 2004) 2000 – Baixo Risco/Não ameaçada (BirdLife International 2000)

NÃO AMEAÇADA: A classificação de espécie não ameaçada é aplicada quando esta, avaliada pelos critérios padrões, não se enquadra nas categorias: Criticamente Ameaçada, Ameaçada, Vulnerável ou Em Perigo. A vasta distribuição e as abundantes taxas da espécie são parâmetros para inclusão na categoria de espécie Não Ameaçada




Literature:

1 – SICK, H. 1984. Ornitologia Brasileira. Brasília: Editora Universidade de Brasília. 827 p.
2 – ANTAS, P. T. Z. 2004. Pantanal: Guia de Aves. Rio de Janeiro: SESC, Departamento Nacional, 246 p.

Retirado em 27/11/2008 de:
www.species.it/.../Aves/Xolmis_velatusPOR.htm