sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Garça-vaqueira



Garça-vaqueira
Local: Estrada da fazenda Morro Vermelho
Data: 18/11/2008

Um comentário:

paulo guerra disse...

"Plumagem branca, em especial quando juvenil. No período reprodutivo desenvolve uma plumagem alaranjada no alto da cabeça, peito e costas. Essa coloração diferenciada permanece, embora esmaecida, na plumagem do adulto. Um pouco maior do que a garcinha, mas se diferencia pelo bico amarelo, de formato mais cônico, pernas e pés totalmente negros. No auge do período reprodutivo, as pernas e pés ficam alaranjados por completo, diferente da garcinha que sempre mantém os pés amarelos em qualquer época do ano ou idade.
É uma garça insetívora, caçando seu alimento longe da água e associada, principalmente, ao gado. No Pantanal pode ser vista junto a capivaras, quando essas estão caminhando fora d’água.
Trata-se de uma espécie recém-chegada ao continente americano, vinda da África. No continente africano está sempre associada às manadas dos grandes herbívoros, apanhando gafanhotos e outros insetos espantados pelo deslocamento dos animais na savana. Atravessou o Atlântico há pelo menos 100 anos, com registros iniciais na região do Caribe. Espalhou-se rapidamente pelo continente e hoje ocupa todas as áreas abertas onde o gado esteja presente, ajudando a controlar gafanhotos e cigarrinhas nas pastagens. Em 1965 foi registrada pela primeira vez no Brasil, na Ilha de Marajó.
Reproduz-se em colônias e, mesmo fora do período reprodutivo, é muito gregária, possuindo pousos noturnos de dezenas, centenas (rio São Lourenço, próximo à reserva) ou mesmo milhares de indivíduos. No final das tardes, começam a voar em grupos de retorno a esses pousos, algumas vezes cobrindo distâncias de algumas dezenas de quilômetros. Tanto esses pousos, como os ninhais reprodutivos, localizam-se em galhos sobre a água. Na região da reserva ainda não foi registrada reproduzindo-se. Em outros locais nidifica em colônias próprias ou associadas a outras garças, especialmente à garcinha. Ocorre em toda a RPPN, com maior freqüência nas vizinhanças de fazendas de gado do entorno."
.
Retirado do Guia de Aves do Pantanal
.
site
http://www.avespantanal.com.br/paginas/index.htm