quarta-feira, 4 de agosto de 2010

WikiAves ocupa a primeira colocação no ranking dos mais populares do mundo

O site WikiAves, maior banco de dados virtual da avifauna brasileira, acaba de ocupar a primeira colocação no ranking do Fat Birders Top 1000 (http://www.birdingtop500.com/), que elenca os 1000 sites relacionados à ornitologia e birdwatching mais relevantes em termos de visitações. O Fat Birders Top 1000 classifica os sites pela audiência e a do WikiAves tem predomínio de público brasileiro.

Segundo o criador do WikiAves, Reinaldo Guedes, é um grande momento para o WikiAves e uma grande satisfação ver o wiki e o Brasil no topo do ranking. “Eu acreditava que isto aconteceria, mas não esperava que seria com apenas 1 ano e 8 meses no ar”, disse Reinaldo.

Se alguém tinha alguma dúvida de que o site seria um sucesso em todos os sentidos, um dos moderadores do site, Wagner Nogueira acredita que já não existe mais espaço para este tipo de sentimento.
Reinaldo complementa: “Isto vem coroar o trabalho de toda a comunidade que acreditou na idéia e batalhou muito para ter um site com conteúdo de qualidade. Por isto, só tenho a agradecer a todos que acreditaram e colaboraram diariamente com o WikiAves, especialmente os moderadores.” Ele conclui com a seguinte avaliação “Hoje, o WikiAves é exatamente como imaginei há 2 anos atrás, está com um visual belíssimo, com informações sobre a maioria das espécies, mapas de registros cheios de pontinhos e um conteúdo monstruoso. Mas nosso trabalho não para por aí, ainda temos muitas idéias e sonhamos realizá-las uma-a-uma.”
O WikiAves foi criado com o objetivo de apoiar a comunidade online de biólogos e observadores de aves do Brasil fornecendo ferramentas interativas que permitam promover a busca pelo conhecimento, a comunicação entre usuários, a divulgação de informações sobre as aves brasileiras com foco na preservação e a formação colaborativa do maior banco de dados sobre aves do Brasil na Internet. Sua função é organizar o conteúdo fornecido pelos observadores e transformá-lo em informações úteis e de fácil acesso para usuários leigos, avançados e profissionais. Para isto, o site foi dividido em duas áreas: a área de páginas wiki, onde todos os usuários podem incluir e alterar o conteúdo das páginas, e a área de mídia, onde os usuários cadastrados podem enviar fotos e sons (mídias). Assim que as mídias são adicionadas e avaliadas pelos observadores, as melhores mídias passam a ilustrar as páginas wiki das espécies e dos táxons correspondentes às aves das mídias adicionadas.

Atualmente o site apresenta a versão 2.0, lançada recentemente. Ela trouxe uma nova interface visual, mais moderna e mais ampla, além de diversas melhorias. Entre as melhorias, destacam-se as páginas das cidades e dos estados, a valorização dos mapas de registros que foram colocados em pontos estratégicos, a mudança do tocador de som que trouxe mais recursos, e a criação do usuário contribuidor.

Os números do WikiAves são grandiosos, o site conta hoje com mais de 4.000 usuários cadastrados, mais de 9.000 sons registrados e mais de 100.000 fotos. Somente de fotos, são recebidas mais de 500 a cada dia.

Santa Catarina ocupa a quinta posição entre os estados brasileiros com mais usuários cadastrados (239), e a sexta posição entre os de mais espécies de aves registradas (522).

Parabéns ao Reinaldo, aos moderadores e a todos os demais que ajudam a construir e manter essa importante ferramenta. O WikiAves é um orgulho para a comunidade!

Fontes:
Reinaldo Guedes
Wagner Nogueira
www.wikiaves.com.br

Extraído do site do Coave(Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu :

Nenhum comentário: