sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Ainda bem que existe contraponto

Adriano Gambarini, fotógrafo, precisa ter olhar apurado, paciência e persistência para registrar a fauna e a flora dos lugares por onde passa. Inúmeras vezes o vi entrar sozinho na floresta sem medo de se perder e com 40 quilos de equipamentos nas costas atrás de belas imagens. Isso inclui passar por situações extremas, como em uma viagem que fez pelo Amazonas onde ficou 20 dias coberto com panos para não ser picado por abelhas, centenas delas, que ziguezagueavam pelo ar o tempo todo.

Gambarini atua profissionalmente há 19 anos sem nunca ter estudado fotografia. Com um acervo de mais de 80 mil fotos sua missão é, acredita, compartilhá-las. “A natureza, em sua forma sutil de ensinar, me mostrou que estamos no mundo por alguma razão. A beleza do simples, a quietude falante, o tempo andando a passos lentos. Se tive o privilégio de vivenciar tantas coisas, tenho a obrigação de compartilhar. Nada é imposto: faço isso para agradecer àquele que me deu este privilégio. Parece que assim tudo que vivi se torna realmente real dentro de mim. A vida é uma benção - e conhecimento só se torna sabedoria quando é compartilhado”. Gambarini é autor de dez livros.

Para ler o artigo completo:

A Ciência e seu herois anônimos - Karina Miotto - O ECO

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

última nota triste do ano de 2010

Coleirinho
Local: Parque do Rio Jaú - Jaú-SP
Data: 30/12/2010
Fotografado por Edilene

Talvez essa imagem seja a última desta ave em liberdade.

Hoje, dia 30/12/2010 havia no Parque do Rio Jaú, um menino, adolescente com uma gaiola e alçapão caçando.
Fiquei estarrecido diante do absurdo e da ousadia. Como uma pessoa poderia caçar uma ave silvestre no meio urbano de uma forma tão tranquila, sem aborrecimentos ou obstáculos.
O Parque do Rio Jaú, digamos assim, não está abandonado, pois conta com manutenção, pois sua grama estava sendo aparada. Porém, não há nenhum vigia ou guarda municipal. Ou seja, de um bucólico espaço passou a ser um território livre.
Todos sem distinção: cidadãos, fauna e flora, estamos entregues a própria sorte.

Jaú se notabiliza cada vez mais por ser uma terra onde se destrói mais, portanto preserva-se pouco ou quase nada. Dados recentes apontam que apenas 4% de seu território conta com cobertura vegetal originária. Agora eu pergunto: se não houvesse o sr. Amadeu Botelho e sua família, Jaú seria uma terra descampada, sem vegetação, sem mata ciliar, sem mata de galeria, com raríssimos exemplos de fauna. Não saberia dizer ou revelar como era o ambiente que nossos antepassados aqui encontraram.

Bom, não vamos avançar nesta conversa, porque perguntar sobre aterro sanitário, novo cemitério, coleta seletiva de lixo, recuperação de matas ciliares, estabelecimento de corredores ecológicos fica difícil. Se nem ao menos existe uma fiscalização em um parque urbano.

Agora, o que um menino estaria achando tão interessante em aprisionar um pássaro cánoro, quando o esperado seria sua vontade de estudar, praticar esportes ou alguma atividade salutar? Por que esta é ainda uma cena comum no município? Todos nós sabemos que Jaú é terra histórica de gaioleiros, com seus formidáveis planteis, com suas gaiolas, viveiros e alçapões.

Por que nossa cidade não vira a página dessa história?

A resposta não é simples, mas existe algumas pistas: ausência de interesse das autoridades constituídas, falta de educação ambiental, falta de espaços dedicados ao assunto, falta de capacitação, falta de interesse de nossos empresários e assim segue a lista.

Espero sinceramente que passagens tristes como esta não se repitam em 2011.

Um feliz e consciente 2011 para todos!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

beija-flor-rubi

Beija-flor-rubi - fêmea
Local: Hotel Ipê - Parque Nacional de Itatiaia-RJ
Data: 30/10/2010

Maiores informações WikiAves

Chestnut-crowned Becard

Caneleiro - família Tityridae
Local: Parque Nacional de Itatiaia-RJ
Data: 02/11/2010

Maiores informações WikiAves

White-winged Becard

Caneleiro-preto
Local: Parque Nacional de Itatiaia - Itatiaia-RJ
Data: 02/11/2010

Maiores informações WikiAves

garrinchão-de-bico-grande

Garrinchão-de-bico-grande
Local: Penedo - Itatiaia-RJ
Data: 01/11/2010

Maiores informações WikiAves

sanhaçu-pardo

Sanhaçu-pardo
Local: Parque Nacional de Itatiaia - Itatiaia-RJ
Data: 31/10/2010

Maiores informações WikiAves

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Olivério Mário de Oliveira Pinto (1896-1981)

Olivério Mário de Oliveira Pinto nasceu na cidade de Jaú, SP, em 11 de março de 1896, tendo falecido na cidade de Piracicaba, SP, em 13 de junho de 1981. Seu pai era baiano, tendo a família retornado à Bahia em 1905, onde ele estudou no Ginásio da Bahia, obtendo o título de Bacharel em Ciências e Letras. A seguir ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1916, concluindo o curso em 1922 e obtendo o título de Doutor em Medicina com a tese: Sobre o valor do exame do liquido cephaloracheano no diagnostico da syphile nervosa. Nesse mesmo ano ele se mudou para a cidade de Araraquara, SP, onde exerceu a clínica e ajudou a fundar a Faculdade de Farmácia e Odontologia. Em 23 de agosto de 1928 começou a trabalhar como desenhista do de 1929. Neste ano ingressou no Museu Paulista como assistente-interino da Subsecção de Zoologia, tendo sido efetivado em 1935 após concurso de títulos e provas. Ele foi diretor do Departamento de Zoologia da Secretaria da Agricultura de São Paulo de 1939 até a sua aposentadoria. A princípio ele estudou os mamíferos, passando a seguir a analisar as aves, das quais se tornou autoridade mundial, tendo escrito vários livros e numerosos artigos sobre o assunto. Foi também tradutor de obras de história natural, assim como anotador de livros traduzidos por ele ou outros.


Maiores informações Revista Atualidades Ornitológicas

tucano-de-bico-verde

Tucano-de-bico-verde
Local: Parque Nacional de Itatiaia - Itatiaia-RJ
Data: 30/10/2010

Maiores informações WikiAves

choquinha-lisa

Choquinha-lisa
Local: Parque Nacional de Itatiaia - Itatiaia-RJ
Data: 31/10/2010

Maiores informações WikiAves

jacuaçu

Jacuaçu
Local: Parque Nacional de Itatiaia - Itatiaia-RJ
Data: 30/10/2010

Maiores informações WikiAves

Rufous-capped Motmot

Juruva-verde
Local: Parque Nacional de Itatiaia - Itatiaia-RJ
Data: 31/10/2010

Maiores informações WikiAves

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

topetinho-vermelho

Topetinho-vermelho
Local: Hotel Ipê - Parque Nacional de Itatiaia - Itatiaia-RJ
Data: 31/10/2010

Maiores informações WikiAves