sábado, 8 de novembro de 2008

Corruíra


Corruíra
Local: Jardim das Paineiras - Jaú-SP
Data: 08/11/2008

Um comentário:

paulo guerra disse...

"Bem pequena, pode ser escondida na palma da mão. É parente do famoso uirapuru, considerado por muitos como a ave brasileira que tem o canto mais bonito. Também a corruíra é grande cantadora. Alimenta-se de pequenos insetos que procura entre a folhagem baixa e em todo lugarzinho escondido nos cantos dos jardins. Por este motivo recebeu o nome científico de musculus, que significa rato, já que dá a impressão de ser um camundongo, quando está saltitando pelos cantos. Faz seu ninho em todo tipo de cavidade, o que motivou também o nome do gênero Troglodytes, que significa morador da caverna. Já foi visto fazendo o ninho sobre o motor de um carro estacionado por muito tempo e até dentro de uma gaveta de uma mesa em um sítio desabitado!
Texto de Luiz Fernando Figueiredo, encontrado na internet.
eu canto, ouvido em muitos lugares, é uma marca da natureza carioca. Encontrar a cambaxirra é fácil; difícil é filmar. A danada sobe, desce, vai de um lado para o outro. Não pára quieta.
Tanta energia faz muita gente achar que o pássaro não dorme, mas ele descansa sim. Só que em horários um pouco diferentes: entre às 12h e 15h. Ele se alimenta apenas de insetos. Por isso, passa a maior parte da vida no solo à procura de comida.
Não é preciso ir à uma floresta para ver um deles. Estão espalhados por todo o Município do Rio de Janeiro. A cambaxirra não deixa o crescimento da cidade atrapalhar a vida dela. Pelo contrário, é comum encontrá-la perto de prédios, casas, muros, principalmente se houver buracos neles.
“A gente pode encontrá-la, praticamente, em tudo quanto é lugar, inclusive em telhados ou latas de alumínio”, explica o biólogo Carlos Esteves.
Até um poste, no meio do campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), virou lugar para ela construir um ninho. Daí vem o nome científico: “Troglodytes Musculus”. “Troglodytes” vem de troglodita mesmo, aquele que vive em cavernas; e “Musculus” significa ratinho, em latim, e se refere ao tamanho do pássaro.
Até a época da reprodução, durante a primavera, macho e fêmea namoram muito. Ele canta o dia inteiro para atrair a parceira e defender o território. Um pesquisador liga um gravador com o som da voz de um pássaro. A cambaxirra se aproxima rapidamente para descobrir onde anda o invasor.
A fêmea só canta para se comunicar com o macho e com os filhotes. E, pelo visto, eles conversam bastante."

Veja mais fotos e leia mais sobre este pássaro nos endereços:
www.aves.brasil.nom.br/servlet/searchPhotosBySpecie;jsess...
avesphoto.com/website/TT/species/WRNTRH-1.htm
members14.clubphoto.com/_cgi-bin/members/compact_slide_sh...


Retirado em 25/11/2008 de:
http://www.flickr.com/photos/flaviocb/213127717/